Aula
Magna
Profa. Dra. Rosângela Hammes Rodrigues
Graduada em
Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – (1988),
Mestre em Letras/Linguística pela UFSC (1992) e doutora em Linguística Aplicada
e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001).
Atualmente é professora associada da UFSC (onde atua desde 1994). Tem experiência
na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente
com os temas “ensino e aprendizagem de língua materna”, “ensino e aprendizagem
de produção textual”, “formação de professores”, “história da disciplina de
Língua Portuguesa”, “gêneros do discurso” e “análise dialógica do discurso”. Palestra
Profa.
Dra. Lucilene Lisboa Liz
Atualmente é
professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua em Teoria e
Análise Linguística, especificamente dentro do quadro da Gramática Gerativa, pesquisando
temas como: construções triargumentais, distinção entre complementos indiretos
e propriedades preposicionais, questões relativas à morfologia gerativa. Mais recentemente
também na interface linguística/educação, pesquisando temas como: aprendizagem
da escrita e interfaces com as TICs.Possui graduação em Letras Português,
mestrado em linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e
doutorado em linguística na mesma
universidade (2009).
Minicursos
Profa. Ma. Ana Paula Kuczmynda da
Silveira
É professora de
língua portuguesa e língua inglesa no IF-SC (Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Santa Catarina), lotada no campus Gaspar. Possui mestrado
em Linguística obtido junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (2009)
da Universidade Federal de Santa Catarina, e graduação em Letras Inglês/Português
realizada na Fundação Universidade Regional de Blumenau (2006). É doutoranda
vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal
de Santa Catarina na área da Linguística Aplicada. Seus focos de interesse dizem
respeito a questões relativas à formação do professor de Língua Portuguesa, leitura,
produção textual e gêneros do discurso.
Profa.
Dra. Nívea Rohling
É professora de
Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
– campus Realeza (PR). Graduada em Letras-Português pela Universidade da Região
de Joinville. Mestre em Linguística com concentração em Linguística Aplicada
pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística pela mesma
universidade. Tem experiência docente na educação básica, no ensino profissionalizante
e no ensino superior. Desenvolve atividades de pesquisa e ensino em temas como:
ensino e aprendizagem da linguagem, estudos bakhtinianos, gêneros do discurso,
formação de professores, estudos do letramento.
Prof.
Me. Saulo Gomes Timóteo
Professor
Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus de Realeza/PR,
na área de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa. Graduado em
Comunicação Social – Jornalismo e Letras – Português pela Universidade Estadual
do Centro-Oeste – Unicentro e Mestre em Letras – Estudos Literários pela
Universidade Federal do Paraná – UFPR. Atua preponderantemente na área de
Literatura, com ênfase em literatura portuguesa e em seus diálogos com a
literatura brasileira.
Prof.
Dr. Sergio Roberto Massagli
Graduação em
Bacharelado em Letras com Habilitação de Tradutor (Francês/Italiano) pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), graduação em Licenciatura
em Letras com Habilitação em Inglês pelo Instituto Municipal de Ensino Superior
de São Manuel (1992). Mestrado em Masters Of Arts In Comparative Literature -
Michigan State University (2001) e mestrado em Comunicação pela UNESP de Bauru
(2005). Doutorado em Estudos Literários na UNESP de Araraquara (2010), com
ênfase em Teorias Pós Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos
da recepção, o espaço na literatura, espacializações pós-modernas e cibercultura.
Atualmente é professor de Teoria Literária na Universidade Federal da Fronteira
Sul.
Lançamento
de Livro
A ANÁLISE DIALÓGICA DOS GÊNEROS DO
DISCURSO E OS ESTUDOS DE
LETRAMENTO: GLOSSÁRIO PARA LEITORES
INICIANTES
Autoras:
Ana Paula Kuczmynda da Silveira
Nívea Rohling
Rosângela Hammes Rodrigues
Resumo do livro: Os estudos dos gêneros do discurso e dos
múltiplos letramentos, orientados à luz das pesquisas em Linguística Aplicada,
bem como as orientações atuais dos documentos oficiais de ensino, têm trazido
novas demandas no campo da elaboração didática do ensino e aprendizagem de
línguas. Nesse contexto, ao observar a necessidade de dialogar diretamente com
o professor e com o acadêmico de licenciatura em Letras e áreas afins, que está
em sua formação inicial, as autoras organizaram este livro introdutório em
forma de glossário. O livro-glossário apresenta, de forma simples, conteúdos
complexos e vitais ao trabalho operacional-reflexivo com a linguagem. Além da
exposição conceitual, o livro traz, no corpo de cada entrada do glossário,
exemplos retirados do cotidiano, da literatura ou da mídia impressa, a fim de
ilustrar a exposição.
olá,tudo bem!
ResponderExcluirGostaria de saber onde posso comprar o livro.